login   |    register

135
Fazendo tocos de árvores

Fotos do projeto
Clique para aumentar

 

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Geral


Quando vou construir um diorama ou uma vinheta, sempre começo examinando os "aspectos naturais". Árvores, gramas, arbustos, construções, etc. E por fim examino as figuras ou veículos. Em minha opinião, a melhor apresentação de um modelo, em que você tenha trabalhado duro, é em um diorama ou vinheta, bem feitos e com uma aparência realística.

Alguns dos maravilhosos dioramas e vinhetas que já vi, tinham tocos de árvores e galhos caídos. Eu os estudei e achei um modo de como fazê-los em escala. Aqui a minha técnica de fazer tocos de árvore.

Materiais (veja foto 1)


- Argila para modelar
- Uma escova de dente "usada”
- Alguns pincéis com cerdas duras e eriçadas
- Um estilede de modelismo afiado
- Um pouco de água
- Fotos de referência da internet
- Sua tinta favorita

Meu principal material é argila cerâmica. É um material que endurece à temperatura ambiente e que pode ser achado em lojas de artesanato. Você também pode achar um tipo diferente de argila que endureça no forno. Eu nunca usei essa última, assim eu não posso dizer se é ou não boa de se trabalhar...

Modelando o toco


Pegue um pedaço de argila entre seus dedos. Apenas certifique-se que esse pedaço de argila é um pouco maior que o toco ou ramo que você vai fazer, pois você perderá alguma argila quando esculpir, ela também encolherá um pouco quando endurecer. Dê ao seu pedaço de argila uma forma cilíndrica e então o comprima sobre uma base de trabalho. Para este propósito eu sempre uso um pedaço de vidro. Enquanto a argila estiver molhada, ela adere perfeitamente sobre o vidro.

Fotos de tocos e de ramos da vida real o ajudarão a modelar esta forma cilíndrica. Comece com as raízes que saem da terra. É fácil de dar a forma desejada ao material apertando-o suavemente entre o dedo indicador e o polegar. Dê ao corpo do toco algumas curvas se você preferir, ou, como nenhum dos tocos ou galhos na natureza são precisamente retos, dê-lhe uma forma curvada, (veja foto 2). A argila tende a secar rápido, mas não se apavore. Apenas molhe seus dedos um pouco e continue com o trabalho.

Quando você estiver satisfeito com a primeira parte do trabalho, faça uma pausa de uns 10 minutos a fim de permitir que a argila seque um pouco. Lembre-se que sua luminária de mesa é uma boa fonte de calor para endurecer a argila.

About the Author

About Alguhan Akşar (wampum)
FROM: TEKIRDAG, TURKEY / TüRKçE

Born in 1973, Istanbul.I'm married and I have two lovely sons. As a son of a modeller I've built many aircraft models when I was just a little kid. Then by my father's suggestions I've built some sailing ships in large scales. Later my favorites were 1/35 dioramas, mostly WW2 German till I met the ...